Anuncie aqui

Anuncie aqui

Anuncie Aqui-2

Postagem Carrossel

quinta-feira, 30 de novembro de 2017 às 17:27

Audiência Pública apresenta Plano de Transporte Público de Timon

Na manhã desta quinta-feira (30), foi apresentado em Audiência Pública na Câmara Municipal, o Plano Setorial Básico de Transporte Público Coletivo Urbano e Rural de Passageiros de Timon. Essa é a segunda audiência realizada para tratar sobre o tema.

Estiveram presentes o Secretário Municipal de Planejamento, Sebastião Carlos; o Diretor do DMTRANS, Jeremias Sampaio; o Diretor do CIMU, Jefferson Araújo; o representante da Empresa Dois Irmãos, Dr. Moisés Sérvio; o proprietário da Timon City, Ramon Alves; além dos vereadores professora Cláudia Regina (PMB); Celso Tacoani (PCdoB); Coca do Matapasto (SD); Chagas Cigarreiro (PSB); Helber Guimarães (PEN); Henrique Júnior (Podemos); Jair Mayner (PSB); Uilma Resende (PDT); Juarez Morais (SD), presidente da Comissão de Transporte da Câmara; Kaká do Frigosá (PSB); Felipe Andrade (PDT); Raimundo da Ração (SD) e Ramon Júnior (PP).


Ao fazer uso da palavra, a vereadora professora Cláudia indagou aos órgãos competentes sobre o que seria feito para solucionar a situação dos universitários e a relatividade do órgão setorial. Já o vereador Ramon Júnior cobrou esclarecimentos sobre os métodos utilizados para a fiscalização nas linhas de ônibus no município de Timon, fazendo referência ao custo da passagem e quanto os passageiros poderão pegar. Em seguida, o vereador Raimundo da Ração externou preocupação no que diz respeito à distância enfrentada por usuários ao pegarem ônibus; enquanto Henrique Júnior questionou sobre a situação dos transportes alternativos. Segundo o parlamentar, é necessário se contemplar empresas de acordo com o processo de licitação.

Ao se pronunciar, o diretor do DMTRANS explanou o objetivo da audiência que teve a finalidade de mostrar à população o plano, apesar de não estar completo. Segundo o diretor do CIMU, Jefferson Veras, o plano é passível de adequação a novas propostas que possam ser colocadas, mas tudo o que foi feito até o momento foi através de estudos técnicos. Em seguida, o Secretário Municipal de Planejamento pontuou sobre o papel da Secretaria, bem como a parceria com a Empresa Águas de Timon, que tem um sistema visual do Município. A previsão de finalização do plano é no início do ano que vem e logo após essa etapa serão lançados os editais, que irão para análise do Tribunal de Contas da União e Comissão do Ministério dos Transportes e ANTT. (Assecom/CMT)

Timon: ‘Quinta Pop’ é na Quitanda Chopperia...

A dica da agenda cultural timonense nesta noite recomenda a 'Quinta Pop' na Quitanda Chopperia que fica localizada na praça de alimentação no Cocais Shopping. Além de um cardápio variado a Quitanda Chopperria oferece aos seus clientes a partir das 18:30 horas a boa música da Banda Som Perfume.

Jovens realizam campanha de arrecadação de alimentos para o Natal de famílias carentes de Timon

Que tal ajudar uma família carente a ter um natal com comida na mesa neste fim de ano? A campanha Natal para Todos realizará uma ação que tem como objetivo a arrecadação de alimentos para contemplar  famílias de baixa renda de Timon. 

De iniciativa dos jovens Isadora Alves e Gabriel Sampaio, a arrecadação seguirá até o dia 14 de dezembro. As doações podem ser entregues na Câmara Municipal de Timon, localizada na Praça Paulo Ramos, ou através dos contatos (86)98825-7768 e (98)98206-5890.

Pessoas que nunca tiveram dengue não devem tomar vacina da doença, diz Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária divulgou nesta quarta-feira (29) que o laboratório Sanofi-Aventis, fabricante da vacina da dengue, apresentou informações que sugerem que pessoas que nunca tiveram contato com o vírus da dengue podem desenvolver formas mais graves da doença caso tomem a vacina. A vacina Dengvaxia foi aprovada no Brasil em 28 de dezembro de 2015 e não é oferecida pelo Programa Nacional de Imunizações.

A suspeita do laboratório, apresentada nesta semana,  ainda não é conclusiva, mas, diante do problema, a recomendação da Anvisa é que a vacina não seja tomada por pessoas que nunca tiveram dengue. Apesar de esclarecer que a vacina por si só não é capaz de desencadear um quadro grave da doença nem induzir ao aparecimento espontâneo da dengue - para isso, é preciso ser picado por um mosquito infectado -, existe a possibilidade de que pessoas soronegativas desenvolvam um quadro mais agudo de dengue caso sejam infectadas após terem recebido o medicamento.

A bula da vacina será atualizada enquanto a Anvisa avalia os dados completos dos estudos, que ainda serão apresentados pelo fabricante. A vacina da Sanofi, chamada Dengvaxia, é a única aprovada no Brasil. O produto é indicado para imunização contra os quatro subtipos do vírus. Para as pessoas que já tiveram dengue, a Anvisa avalia que o benefício do uso da vacina permanece favorável.

Por meio de um comunicado, a Anvisa esclareceu que “este risco não havia sido identificado nos estudos apresentados para o registro da vacina na população para a qual a vacina foi aprovada”. A agência informou que, antes do registro, os efeitos da imunização foram estudados em mais de 40 mil pessoas em todo o mundo, e que as pesquisas seguiram os padrões estabelecidos por guias internacionais da Organização Mundial da Saúde (OMS). (Agência Brasil)

quarta-feira, 29 de novembro de 2017 às 21:00

Quitanda Chopperia promoverá Confraternização de Fim de Ano com promoções para seus clientes

No Cocais Shopping, em Timon (MA), a Quitanda Chopperia já anunciou que vai fazer a sua confraternização de fim de ano com os amigos e clientes.  Para isso, será sorteado o combo de duas torres de chopp e uma picanha. Assim é bom demais!!!

A Quitanda Chopperia virou o local preferido para o bate-papo entre amigos e amigas, incluindo personalidades do mundo empresaria e político de Timon e região.

A Quitanda Chopperia fica localizada na Praça de Alimentação do Cocais Shopping. Mais novidades sobre a confraternização e as regras para o sorteio de suas torres de chopp e uma picanha você pode conferir no Instagram da Quitanda Chopperia. (www.instagran.com/quitandachopperia/) As informações do Blog do Ademar Sousa.

Águas de Timon sorteia duas motos 0Km para clientes com as contas em dia

São duas oportunidades com sorteios dias 29 de dezembro e 13 de janeiro
A Águas de Timon vai sortear duas motos CG 125 FAN 0 KM para os clientes que estão com as contas de água em dia com a empresa. Os usuários sem débito com a concessionária e que atendam aos critérios do regulamento estão aptos a participar da promoção Conta Paga, Moto Zero.

Se você não está em dia com a Águas de Timon, não perca tempo. Aproveite e negocie seu débito. São oportunidades incríveis para quem quer usar o décimo terceiro salário para quitar as contas de água. A concessionária oferece até 20% de desconto para pagamento à vista. Quem preferir pode parcelar o débito em até 60 vezes. Isso mesmo: até 60 vezes. A promoção é por tempo limitado.

É a chance de começar o ano sem dívidas e ainda concorrer a uma moto zero quilômetro. “Estamos comtemplando as pessoas que estão adimplentes, ou seja, sem nenhum débito, com a Águas de Timon. No final do ano as pessoas geralmente tendem a usar o 13º para regularizar seus débitos para iniciar o ano novo com as contas em dia. Então, esta é uma ótima oportunidade de iniciar o ano novo também premiado pela concessionária” enfatiza Gabriel Buim, Gerente Operacional da Águas de Timon.

Confira o regulamento completo no site da empresa (www.aguasdetimon.com.br). Mantenha sua conta de água em dia e cruze os dedos, você pode começar o ano com uma moto novinha. O melhor: são duas chances de ganhar.

Regulamento – Dívida Zero, Moto Zero

1. Podem participar da promoção os usuários da zona urbana de Timon (MA), maiores de 18 anos, titulares da fatura de água de imóveis que estejam conectados e utilizando o sistema de abastecimento de água tratada, em situação de adimplência junto à concessionária Águas de Timon, sem quaisquer débitos pendentes com a empresa até o dia anterior de cada sorteio.
2. Serão sorteadas, de acordo com os critérios deste regulamento, 2 (duas) motos CG 125 FAN 0 KM.
3.  Serão realizados dois sorteios: 1 (uma) moto CG 125 FAN 0 KM  no dia 29 de dezembro de 2017 e 1 (uma) moto CG 125 FAN 0 KM no dia 13 de janeiro de 2018, de forma eletrônica, por um aplicativo que escolherá, aleatoriamente, entre todos os usuários em condições de participar da promoção, de acordo com o que estabelece o regulamento, o ganhador.
4. Caso atenda a todos os quesitos da promoção, após a devida verificação e aferição pela direção da Águas de Timon, o ganhador terá seu nome divulgado pela Águas de Timon através dos meios de comunicação locais e do Facebook oficial da concessionária (www.facebook.com.br/aguasdetimon).
5. Caso o ganhador não atenda aos requisitos deste regulamento, um novo sorteio será realizado, obedecendo os mesmos critérios, até que um sorteado atenda a todas regras estabelecidas na promoção.
6. A promoção terá início dia 29 de novembro de 2017 e encerra-se em 13 de janeiro de 2018, data do último sorteio da promoção.
7. Para o recebimento da moto, o ganhador deve apresentar uma conta de água e documento de identidade oficial com foto, comprovando a titularidade da conta.
8. O prêmio será entregue na residência da qual a matrícula sorteada é referente, na zona urbana do município de Timon (MA), não sendo cobrado valor de frete, em data a ser definida entre o ganhador e a concessionária, não ultrapassando 15 dias úteis da data do sorteio.
9.  O prêmio estará disponível na mesma data da premiação, assim que sorteio for finalizado.
10. O ganhador será notificado por telefone ou e-mail, em até 03 (três) tentativas, de acordo com os dados que constam no sistema de cadastro da Águas de Timon. O nome do contemplado será divulgado nos meios de comunicação do município, site e redes sociais da empresa, obedecendo a ampla divulgação.
11.  Caso não seja localizado, o ganhador terá o prazo de 15 (quinze) dias úteis para entrar em contato com a concessionária solicitando o recebimento do prêmio.
12.  Após as tentativas de contato e a finalização do prazo, haverá novo sorteio, seguindo as regras do regulamento, em data a ser definida pela Águas de Timon.
13. O ganhador se comprometerá a divulgar sua imagem juntamente do bem para eventuais divulgações autorizando uso de imagem sem que a empresa tenha que arcar com quaisquer custos adicionais.
14. O prêmio é referente à titularidade da matrícula, de acordo com cadastro desta junto à Águas de Timon, sendo intransferível (enquanto sorteio). O prêmio só poderá ser entregue a terceiros após o sorteio (de acordo com a vontade do sorteado) e não poderá ser substituído ou trocado por modelo, cor ou ano, nem por dinheiro, em nenhuma circunstância.
15. Gastos com toda documentação e emplacamento serão de total responsabilidade do ganhador.
16.  A promoção é vedada para funcionários da Águas de Timon.

Para negociar seus débitos, entre em contato com a Águas de Timon:

Loja de Atendimento I: Avenida Presidente Médici, 718 – Parque Piauí
Call Center: 0800 595 8888 (ligação gratuita)
Whatsapp: (86) 98166 8888
Site: www.aguasdetimon.com.br
Facebook: www.facebook.com/aguasdetimon
Youtube: www.aguasdetimon.com.br/youtube

(Assessoria)

Vereador Juarez Morais promove almoço em comemoração ao seu aniversário

O Blog do Eduardo Rego se fez presente, nesta quarta-feira (29), no almoço de comemoração pelo aniversário do vereador Juarez Morais (SD), que reuniu vereadores, amigos e funcionários da Casa Legislativa em um restaurante localizado na saída da cidade. 

A comemoração contou com a presença dos vereadores Uilma Resende, Helber Guimarães, José Carlos Assunção, Henrique Júnior, Coca do Matapasto, Jair Mayner, Raimundo da Ração, Chagas Cigarreiro, Antunes Macedo e professora Cláudia Regina, que foram recebidos com grande alegria pelo aniversariante, pondo fim ao factoide de um possível conflito interno entre os parlamentares. O ex-deputado Sétimo Waquim também se fez presente representando a vereadora professora Socorro, que não pôde participar do momento. 


Com este encontro, o vereador Juarez mostra que prevalece a unidade entre os colegas de parlamento, tanto da base quanto da oposição. 

A editoria do Blog do Eduardo Rego aproveita para agradecer ao convite feito pelo vereador e desejar ao aniversariante muitos anos de vida e êxitos em seus projetos pessoais e políticos. Fica o nosso registro!

"PSDB não está mais na base de sustentação do governo", diz Padilha

Padilha diz que o PSDB não integra mais a base aliada do governo
O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, disse hoje (29) que o PSDB não integra mais a base aliada do governo do presidente Michel Temer. Ele afirmou, no entanto, que ministros do partido podem permanecer nos cargos.

“O PSDB não está mais na base de sustentação do governo”, disse, em entrevista a jornalistas. “O PSBD tem interesses políticos que está procurando preservar. O presidente Michel Temer tem a responsabilidade de governar e preservar sua base de sustentação.”

Questionado sobre a situação dos ministros de governo que são do PSDB, entre eles Antonio Imbassahy, que é responsável pela articulação política, Padilha destacou que essa é uma decisão do presidente, e que nada impede que ministros do partido permaneçam no governo como parte da “cota pessoal” de Temer.

“A questão ministerial é uma questão do presidente da República. Ele poderá manter ministros do PSDB, tendo o partido deixado de participar da base de sustentação do governo. Uma coisa é um ministro estar no governo representando seu partido e outra é o presidente, na sua cota pessoal, resolver manter um quadro que circunstancialmente seja do PSDB no ministério. Não vejo nenhuma incompatibilidade”, disse.

No momento em que o presidente Temer articula com parlamentares a aprovação da reforma da Previdência, o ministro Padilha avalia que, pela posição história do PSBD em relação à reforma, o partido deve ser favorável à proposta. “O PSDB, desde o início em que esteve participando integralmente do governo, tinha compromisso com a reforma da Previdência e não me consta que eles tenham deixado de tê-lo. A gente conta que eles mantenham o compromisso”, disse. As informações são da Agência Brasil.

Atenção servidores! Prefeituras recebem R$ 1,9 bilhão de FPM nesta quinta-feira (30)

Com redução de 12,72%, último FPM de novembro será R$ 1,9 bilhão
O último repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) do mês será de R$ 1.938.784.111,30, em valores brutos, partilhado entre as 5.568 Prefeituras nesta quinta-feira, 30 de novembro. Quando se considera a retenção constitucional do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fundeb), o montante reduz para R$ 1.551.027.289,04.

De acordo com os cálculos da Confederação Nacional de Municípios (CNM), em comparação com o montante repassado em 2016, o decêndio será 12,72% menor, em termos nominais. No entanto, ao analisar os outros repasses, o Fundo em novembro registou retração de 1,82%. A verba total repassada aos cofres municipais no penúltimo mês deste ano foi de R$ 6,6 bilhões. No mesmo período de 2016, o valor chegou a R$ 6,7 bilhões.

De janeiro até agora, o Fundo de Participação dos Municípios acumulou R$ 82,358 bilhões, o que corresponde a um aumento de 8,83%, em relação ao mesmo período do ano anterior, sem considerar os efeitos da inflação. Segundo esclarecimento da CNM, o saldo positivo se justifica pelo repasse adicional de R$ 3,999 bilhões, transferido em julho. A verba foi garantida pela Emenda Constitucional (EC) 84/2014 que aumentou em mais 1% o repasse dos Impostos de Renda e Sobre Serviços (IR e ISS) para os governos locais.

Porém, quando se considera os efeitos da inflação, o Fundo acumulado em 2017 apresentou crescimento de 5,14%. Assim, a soma de todos os repasses de novembro contrariou as previsões da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), de R$ 5,402 bilhões. Em relação às estimativas, a redução entre o previsto e o realizado é de 2,14%.  Veja o levantamento aquiAs informações são da CNM.

terça-feira, 28 de novembro de 2017 às 19:09

Timon: moradores denunciam a precariedade de ruas que dão acesso a Vila Cicero Ferraz

Moradores da Rua 25 na Vila Cícero Ferraz em Timon, na tarde desta terça-feira (28), entraram em contato com titular do Blog do Eduardo Rego para denunciar as péssimas condições de algumas ruas do bairro. Segundo os moradores, a principal via de acesso ao bairro está em situação precária como mostram as imagens acima. Os moradores também demonstraram muita preocupação com outras ruas do bairro, principalmente com o início do período chuvoso.

“Eu tenho problema de saúde, até na respiração. O governo fecha os olhos, os vereadores não estão vendo. As autoridades devem tomar de conta de uma coisa como essa aí”, lamentou o morador.

Com a palavra a Prefeitura Municipal de Timon.

Waldir Maranhão será uma das estrelas do programa de TV e rádio do Avante

O programa será veiculado na quinta-feira (30)
Ex-presidente interino da Câmara dos Deputados, o polêmico Waldir Maranhão, recentemente filiado ao Avante (antigo PTdoB), será uma das estrelas do programa de TV e rádio do partido. O programa irá ao ar na quinta-feira (30). Maranhão pretende concorrer ao Senado pelo Maranhão em 2018. 

Uma das bandeiras da legenda de Maranhão é a criação de um imposto único.

(Coluna Expresso)

Audiência Pública discute serviços de Regulação da Saúde em Timon

Atendendo ao Requerimento de autoria da vereadora professora Cláudia Regina (PMB), a Câmara Municipal de Timon promoveu, nesta terça-feira (28), uma Audiência Pública para discutir os serviços da regulação estadual da saúde entre o Maranhão e o Piauí. A Audiência foi presidida pelo vereador dr. Tuá (PMN), que compôs a Mesa juntamente com a vereadora Cláudia, presidente da Comissão de Saúde da Casa; o vereador José Carlos Assunção (PSB) e o Promotor de Justiça Antônio Borges, o único representante dos órgãos competentes a se fazer presente na audiência. Também estiveram presentes os vereadores Antunes Macedo (PSD), Helber Guimarães (PEN), professora Socorro (PMDB), Anderson Pêgo (PRB), Francisco Torres (PMDB), Coca do Matapasto (SD), Celso Tacoani (PCdoB), Felipe Andrade (PDT), Juarez Morais (SD), Jair Mayner (PSB) e Raimundo da Ração (SD).

Deram início a Audiência líderes comunitários, membros da sociedade civil e representantes de vários bairros de Timon, que expressaram, em suas falas, a insatisfação quanto a questões relacionadas à saúde pública, além de lamentarem a ausência dos órgãos responsáveis pela temática.  

Ao se pronunciar, o vereador José Carlos Assunção ratificou a importância da discussão e reforçou que o papel do vereador é buscar soluções para a problemática. Em continuação aos discursos, o vereador Antunes Macedo relatou a situação de abandono nos postos de saúde de Timon e, na ocasião, lamentou a falta de inscrições médicas no Maranhão. Já o vereador Helber fez referência aos procedimentos de regulação para Teresina e à falta de urgência e emergência nos procedimentos de triagem realizados em Timon.

Durante discurso, o vereador Raimundo da Ração destacou a situação do SAMU, que segundo ele está com carros sucateados. Na oportunidade, ele também propôs uma CPI para solucionar problemas da saúde. Ao declarar que só o promotor Antônio Borges resolve os assuntos relacionados a atendimentos públicos, o vereador Anderson Pêgo sugeriu a exoneração do secretário Municipal de Saúde. O vereador Torres denunciou precariedades na saúde pública e cobrou empenho dos órgãos competentes na busca por soluções; enquanto a vereadora professora Socorro clamou ao Executivo que priorize a saúde de Timon, além de solicitar a planificação no Sistema Único de Saúde (SUS). Finalizando os pronunciamentos, o vereador Jair Mayner propôs uma reunião para a próxima quinta-feira (30) a fim de discutir o tema, desta vez sob a participação da comunidade e dos órgãos responsáveis pela saúde pública. O Promotor de Justiça Antônio Borges declarou, em seu discurso, que está sempre à disposição para discutir qualquer assunto e reforçou empenho na busca por soluções para as problemáticas apresentadas.

Ao final da Audiência, ficaram definidos cinco encaminhamentos:

- O aumento no número de especialidades da Policlínica;
- A regularização do medicamento Talidomida (utilizado no tratamento de hanseníase) e o retorno das consultas dos pacientes com hanseníase;
- Regularizar a situação das medicações nos postos das Unidades Básicas de Saúde (UBSs);
- Oficializar a Secretaria de Estado da Saúde e cobrar a previsão de entrega da reforma geral do Hospital Alarico Pacheco;
- Ampliação de hematologistas no CTA.

(Assecom/CMT)

Novembro Azul na Águas de Timon

A Águas de Timon está realizando ações alusivas ao Novembro Azul. Nesta quinta-feira (23), a concessionária promoveu aos colaboradores um momento de interação com profissionais da saúde “Recebemos o Dr. Fábio Mesquita e o enfermeiro Santos que dialogaram com nossos colaboradores sobre os benefícios da prevenção e cuidados com a saúde do homem.  Em nossa concessionária cuidamos também da saúde de quem trabalha todos os dias para oferecer um serviço de qualidade aos nossos clientes” pontua a Recursos Humanos da unidade, Marina Sampaio.

Além das palestras informativas sobre o câncer de próstata, foram realizados exames, vacinação e avaliação médica. Novembro azul na Águas de Timon, uma parceria com a Secretaria Regional de Saúde. (Assessoria)

Vereador Anderson Pêgo anuncia pré-candidatura de Alexandre Almeida ao Senado

“O Leste Maranhense sempre fica excluído”, diz vereador ao anunciar a pré-candidatura ao Senado do deputado Alexandre Almeida
Blog do Ludwig - A sessão de ontem (27), foi marcada por discurso sobre as eleições de 2018 e pondo fim a um mistério. Foi assim a fala do vereador Anderson Pêgo (PRB) na tribuna da Câmara de Timon ao anunciar oficialmente a pré-candidatura do deputado estadual Alexandre Almeida (PSD) ao Senado em 2018.

"Estou sendo frequentemente perguntado se o deputado estadual Alexandre Almeida vai ser candidato a senador pelo estado do Maranhão em 2018 e vou responder aqui na tribuna porque já respondo a cidade toda. Hoje cresce um movimento no Leste Maranhense por representatividade nas chapas majoritárias que sempre são apresentadas ao governo do estado do Maranhão. E sempre o Leste Maranhense que tem quase 1,5 milhão de habitantes e mais de 600 mil eleitores fica excluído das chapas majoritárias como se nós não tivéssemos importância no processo eleitoral. E hoje cresce esse sentimento de lideranças políticas novas que querem renovar a nossa política, estamos cansados de votar nos mesmos! E é com esse propósito que surge o nome do deputado Alexandre Almeida para compor um chapa de governo ele sendo candidato a senador”, anunciou o vereador Anderson Pêgo.

O vereador Anderson Pêgo acrescentou ainda que, "A renovação vai crescer a partir do momento em que a estimularmos, porque se nós ficarmos parados em casa a renovação não acontece, precisamos nos movimentar, temos que nos envolver, temos que colocar nossos nomes... Acredito no deputado Alexandre Almeida como sendo um jovem que aos 21 anos se elegeu vereador e aos 24 anos se elegeu deputado estadual como um jovem de coragem que não foge aos desafios que a ele são colocados. E em conversa com o deputado ele disse, é um sentimento que nasce de fora para dentro, uma campanha de senador não é uma campanha minha é uma campanha que deve ter tanto o anseio de renovação da classe política como um anseio da população de querer candidatos novos".

Sobre a renovação política prometida pelos atuais mandatários do Maranhão, o vereador timonense disse que não aconteceu. "A mudança que tanto se propagou no Maranhão não aconteceu, o governador Flávio Dino acusava a antecessora de desviar dinheiro da Saúde e hoje ele é acusado de desviar R$ 18 milhões... A população paga um custo muito alto em não participar dos debates políticos e é isso que queremos trazer com essa pré-candidatura ao Senado do deputado Alexandre Almeida, trazer o povo para o debate", frisou Anderson Pêgo.

Eduardo Braide cobra funcionamento do Fundo Estadual de Combate ao Câncer

No Dia Nacional de Combate ao Câncer, o deputado Eduardo Braide usou a tribuna, nesta segunda-feira (27), para cobrar o funcionamento do Fundo Estadual de Combate ao Câncer.

“Eu tenho viajado pelo interior do Estado e vejo a falta que faz um mamógrafo, a falta que faz o tratamento de quimioterapia e radioterapia. Hoje, são muitas as pessoas que precisam se deslocar até a capital ou Imperatriz para tentar conseguir o tratamento contra o câncer. O Fundo Estadual de Combate ao Câncer precisa ser implantado definitivamente. Já passou da hora! Não há mais nenhum motivo para que os maranhenses não tenham acesso a esses recursos para combater essa doença”, afirmou o deputado.

Eduardo Braide fez ainda um alerta sobre a incidência de câncer no país. Ele reforçou que é preciso ações efetivas no combate à doença.

“Só para que se tenha uma ideia, a estimativa de incidência de câncer no Brasil em 2016 e 2017 diz que serão registrados quase 600 mil casos da doença no país. Portanto, essa é uma situação que precisa de nossa atenção e do nosso trabalho, já que milhares de maranhenses lutam contra esse mal diariamente”, disse.

O parlamentar finalizou o discurso solicitando que o governador do Estado efetive, em caráter de urgência, o repasse dos valores destinados ao Fundo Estadual de Combate ao Câncer. Os recursos são oriundos de 5% do ICMS sobre a venda de cigarros e derivados de tabaco e 3% do imposto sobre a venda de bebidas alcoólicas.

“O Fundo já foi regulamentado, tem o seu Conselho Consultivo instituído, mas nunca houve o repasse dos recursos que constituem a sua receita. Os recursos do Fundo já poderiam ter ampliado e melhorado consideravelmente o diagnóstico e o tratamento das pessoas com câncer. Por isso, apresentei um requerimento solicitando do governador do Estado o repasse, em caráter de urgência, dos recursos do Fundo Estadual de Combate ao Câncer. O requerimento, aprovado por unanimidade, já foi encaminhado para o governador. Portanto, reforço o pedido de que ele tenha a sensibilidade de implantar de forma definitiva o Fundo Estadual de Combate ao Câncer. Essa medida ajudará milhares de maranhenses”, finalizou Eduardo Braide.

segunda-feira, 27 de novembro de 2017 às 21:37

Imagem do Dia: O declínio do governo Leitoa em Timon

Depois de quatro anos praticamente sem conviver com protestos das classes dos servidores do município, de um aparente equilíbrio financeiro e administrativo da máquina pública, a gestão Leitoa em Timon está terminando o primeiro ano de seu segundo mandato em um verdadeiro declínio na sua administração. São salários atrasados, retirada de gratificações dos servidores comissionados, fornecedores cobrando pagamentos, donos de caminhões da coleta de lixo em atraso, sem falar numa enorme crise política que divide sua base na Câmara de Vereadores. 

Diante desse declínio da gestão Leitoa, na manhã desta segunda-feira (27), duas classes dos servidores efetivos do município, Sinsep (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Timon) e ACS (Agentes Comunitários de Saúde) finalmente resolveram se unir e reivindicar seus direitos em um protesto na frente de prefeitura de Timon, como mostra a imagem acima que ilustra a matéria. 

Um experiente político da cidade que o Blog do Eduardo Rego conversou na tarde desta segunda-feira (26), disse que é muito difícil o prefeito Luciano Leitoa conseguir sair desse momento que sua administração vem passando. Segundo ainda esse político, o prefeito Luciano Leitoa caminha para os mesmos passos de seus antecessores, o declínio de sua administração. É aguardar!

Timon é beneficiada por ações do senador Roberto Rocha

A partir de agora, produtores, micro e pequenos empresários terão acesso a crédito com juros bem menores e mais facilidade de pagamento
O mapa do semiárido brasileiro está maior. É que 73 municípios da região Nordeste foram incorporados pelo Banco do Nordeste (BNB) na relação de municípios que tem direito a acesso a créditos e financiamentos diferenciados do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste, o chamado FNE. O reconhecimento dessas cidades ocorreu na reunião do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), na última quinta-feira (23).

A grande novidade é que pela primeira vez dois municípios do Maranhão foram inseridos na formação do semiárido brasileiro. Timon e Araioses, ambas na região Leste do Estado, foram reconhecidas como região do semiárido nordestino. Ou seja, agora são 1.262 cidades brasileiras incluídas nesse tipo de clima.

A notícia não para por aí. A partir de agora, produtores rurais, micro e pequenas empresas, cooperativas de produção, que desenvolvam atividades produtivas nos setores agropecuário, agroindustrial, mineral, industrial, de empreendimentos comerciais e serviços podem ter acesso a crédito mais facilitado e com juros muito menores do que praticados pelo mercado, além de facilidades para renegociar dívidas, através do FNE.

Ao articular junto ao Ministério da Integração Nacional a escolha inicial de inclusão de duas cidades maranhenses no semiárido nordestino, o senador Roberto Rocha (PSDB-MA) justificou que Timon e Araioses ficam próximas de dois dos maiores conglomerados de população do Piauí, que são as cidades de Teresina e Parnaíba.

“Está muito claro que esses municípios reúnem características do semiárido, como baixíssimas ocasiões de chuvas ao longo do ano, períodos de seca bastante prolongados, baixa capacidade hídrica e índice de aridez a 0,5%. Portanto, é evidente que esses produtores e homens do campo necessitam de incentivos e acesso a financiamentos com taxas menores e bastante diferenciadas para tocar sua agricultura familiar, seu pasto ou seu pequeno negócio”, explicou o senador.

De acordo com o Banco do Nordeste, controlador do FNE, em 2018, serão destinados R$ 23,8 bilhões a todos os estados abrangidos pela carteira do BNB. Desses, 50% obrigatoriamente serão direcionados aos municípios do semiárido. Existe ainda a possibilidade inédita de apoio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Pela proposta, R$ 8,3 bilhões serão exclusivos para projetos na área de infraestrutura e os outros R$ 14,8 bilhões a produtores e empresários dos setores rural, agroindustrial, industrial, de turismo, comércio e serviços.

Roberto Rocha já trabalha para que sejam incluídos mais 19 municípios do Maranhão para serem reconhecidos no semiárido e se beneficiarem das vantagens do FNE. São eles: Afonso Cunha, Água Doce do Maranhão, Anapurus, Belágua, Buriti, Brejo, Chapadinha, Coelho Neto, Duque Bacelar, Magalhães de Almeida, Mata Roma, Milagres do Maranhão, Parnarama, Santa Quitéria, Santana do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, São Bernardo, Tutóia e Urbano Santos.

“Permaneço fazendo gestões políticas no Ministério, na Sudene e no Banco do Nordeste para que as populações dessas cidades também sejam beneficiadas. Certamente, toda a região Leste do Maranhão terá seu crescimento econômico e social alavancado, abrindo novas oportunidades e uma qualidade de vida mais justa, digna e humana para as pessoas”, disse Roberto Rocha.

Câmara de Timon: Destaques da Sessão Ordinária desta segunda-feira (27)

Vereador Helber Guimarães solicita estacionamento sinalizado para pessoas com deficiência e idosos no Terminal Rodoviário de Timon

Em sessão ordinária desta segunda-feira (27), foi aprovada a Indicação nº 311/2017, de autoria do vereador Helber Guimarães (PEN), na qual o parlamentar solicita ao Executivo Municipal, através do Departamento Municipal de Trânsito (DMTRANS), a implantação de estacionamento sinalizado para pessoas com deficiência e idosos no Terminal Rodoviário de Timon. Na ocasião, o vereador também destacou o Pedido de Providências que apresentou e foi colocado em discussão pelos vereadores, no qual solicita à Secretaria Municipal de Obras que faça a canaleta de esgoto do encontro de ruas, no trecho entre as Ruas 1005 e São Marcos, localizadas no bairro Formosa.  

Vereador Torres pede recuperação de muro escolar e operação tapa buracos nos bairros Parque União e Conjunto Boa Vista

O vereador Francisco Torres teve aprovadas duas Indicações e um Pedido de Providências, durante sessão desta segunda-feira. Nas proposições, o parlamentar solicita à Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura a recuperação do muro da escola Jamil de Miranda Gedeon, localizada no Povoado São José dos Cacetes. Para a mesma escola, Torres também solicitou um novo portão. Por meio de Indicações, o vereador cobrou, ainda, do mesmo órgão, que sejam tapados buracos e sarjetas em toda a extensão dos bairros Parque União e Conjunto Boa Vista.

Vereador Antunes Macedo cobra recuperação de ruas dos bairros São Benedito e Vila Osmar

Durante sessão desta segunda-feira, também foram aprovadas duas proposições de autoria do vereador Antunes Macedo (PSD). Na Indicação Nº318/2017, o parlamentar pede à Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura que seja feita a recuperação da Rua José Constâncio (antiga Rua 12), entre as Ruas São Joaquim e São Judas Tadeu, localizadas no bairro São Benedito. Por meio do Pedido de Providências nº270/2017, Antunes solicitou ao Executivo a construção de sarjeta na Rua 05, do bairro Vila Osmar.

Indicação do vereador Uilma Resende que solicita a revitalização da Lagoa Barreiro é aprovada pela Câmara Municipal

A revitalização da Lagoa conhecida como Barreiro, localizada entre a Rua 11 e a Avenida Boa Vista, no bairro Sucupira, também foi discutida durante a sessão desta segunda-feira. A solicitação atende à Indicação nº312/2017, de autoria do presidente da Câmara, vereador Uilma Resende (PDT), que foi aprovada por unanimidade entre os parlamentares.

Vereador Adão da Ceasa solicita ao DMTRANS implantação de sinalização e semáforos em cruzamento do bairro São Benedito

A implantação de semáforos, sinalizações e a recuperação da pavimentação poliédrica da Rua 25 com a Avenida Tiúba foram pautas dos Pedidos de Providências de autoria do vereador Adão da Ceasa (PR), discutidos e aprovados na sessão desta segunda-feira. Em uma das proposições, o parlamentar solicita ao DMTRANS a implantação de sinalização horizontal e semáforos no cruzamento da Rua São Judas Tadeu com a Rua Dezessete, no bairro São Benedito. (Assecom/CMT)

Unidades Judiciais: TJMA instala varas em Timon e Caxias nesta segunda-feira

Na Comarca de Caxias será instalada a 2ª Vara Cível e na de Timon a Vara da Fazenda Pública
O Tribunal de Justiça do Maranhão instala, nesta segunda-feira (27), a Vara da Fazenda Pública na Comarca de Timon e a 2ª Vara Cível de Caxias. As novas unidades judicais serão entregues pelo presidente do TJMA, desembargador Cleones Cunha, com a presença de juízes e autoridades das comarcas. Também serão empossados nas novas varas os juízes Welliton Sousa Carvalho (Timon) e Ailton Gutemberg Carvalho Lima (Caxias).

As duas unidades judiciais foram criadas pelas Lei Complementar n° 158/2013. Segundo a Lei Complementar n° 193/2017, a Vara da Fazenda Pública de Timon terá as seguintes competências: Fazenda Estadual, Fazenda Municipal e Saúde Pública; Interesses Difusos e Coletivos; Improbidade administrativa; Fundações; Meio Ambiente e Urbanismo e Ações do art. 129, inciso II, da Lei n 8.213, de 24 de julho de 1991.

Já a 2ª Vara Cível de Caxias, conforme a Lei Complementar Nº 194/2017, terá as competências Cível; Comércio; Recuperação de Empresas; Execução Fiscal; Infância e Juventude e Cartas Precatórias Cíveis.

domingo, 26 de novembro de 2017 às 10:37

Leandro Bello pode deixar o DEM para ingressar no PSL

O vereador por Timon, Leandro Bello, recebeu o convite oficial do Partido Social Liberal (PSL) para se filiar à agremiação política. O convite foi feito pelo vereador ludovicense e presidente regional da sigla, Chico Carvalho, após a realização no ultimo domingo (19) do 3º Encontro Estadual do PSL da Região dos Cocais. Leandro Bello, que está exercendo seu segundo mandato de vereador na Câmara Municipal de Timon, não confirmou sua migração de legenda e disse ao presidente do partido que irá convocar uma reunião com seu grupo para saber a opinião de cada um acerca da possível mudança.
Leandro está filiado ao DEM e pretende concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados na eleição 2018. O delegado regional do PSL, radialista Cesar Saba, que também pretende concorrer a uma cadeira no Congresso Nacional, reforçou o convite feito pelo presidente Chico Carvalho para o parlamentar timonense engrossar as fileiras da sigla. As informações são do Blog do Irmão Inaldo.


sábado, 25 de novembro de 2017 às 13:49

Tarde de muito samba na Quitanda Chopperia neste sábado (25)

Timon e Araioses passam a fazer parte do semiárido nordeste por determinação da Sudene

Os municípios maranhenses de Araioses e Timon (foto principal) foram incorporadas à região do semiárido nordestino, nesta quinta-feira (23), na XXII Reunião do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), realizada em Fortaleza (CE). A partir do próximo ano, eles poderão usufruir de subsídios como financiamentos do Fundo Constitucional do Nordeste (FNE) entre outros.
A inclusão foi amplamente debatida na Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), em uma iniciativa do Conselho Temático de Política Industrial e Desenvolvimento Tecnológico (Copin), junto à órgãos do governo federal e estadual.
“Consideramos uma grande vitória para o nosso estado e para estas cidades essa inclusão no semiárido. Sabemos que vários municípios maranhenses possuem essas características e agora poderão usufruir de benefícios”, destacou o presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves. Inicialmente, o pleito maranhense junto à Sudene era para a incorporação de oito (8) cidades. “Continuaremos a atuar em parceria com a Sudene, governo estadual, federal, a fim de dinamizar projetos e ações que possam fomentar a economia do nordeste”.
Além de financiamentos do FNE, outros benefícios como o Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com linhas de financiamento com taxas a 1% ao ano, faz parte dos subsídios das cidades que estão no semiárido. “Estes subsídios são instrumentos que podem impulsionar o desenvolvimento econômico dessas regiões”, disse o presidente do COPIN e diretor da Fiema, Luiz Fernando Renner, que também é membro titular do Condel, na condição de representante da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
De acordo com a Sudene, a inclusão se deu a partir de levantamento técnico produzido por grupo de trabalho interministerial, do qual o Ministério da Integração e a Superintendência fizeram parte. O órgão esclareceu, ainda, que a decisão considerou como critérios o percentual diário de déficit hídrico e índices pluviométrico e de aridez. 
Pleito – O tema esteve em pauta na Casa da Indústria Albano Franco, inclusive em ações recentes da Fiema, como o Roadshow Investimento e Desenvolvimento do Nordeste, realizado em parceria com a Sudene, e Associação Nordeste Forte – formada pelas nove Federações das Indústrias da Região Nordeste, no início de novembro. O encontro ocorreu na Federação como parte da programação da Expo Indústria Maranhão e reuniu diversos empresários maranhenses de empresas industriais dos mais diversos portes e setores.
Na ocasião, o superintendente da Sudene, Marcelo Neves, que esteve no encontro, defendeu uma política especial diferenciada para o Nordeste. “Precisamos repensar a economia do Nordeste com ações articuladas, que possam fortalecer os indicadores sociais e as atividades econômicas. Precisamos de políticas especiais e diferenciadas para que possamos reverter esta ideia de que o Semiárido significa subdesenvolvimento. Podemos ser mais fortes e competitivos com as condições diferenciadas”, enfatizou.
Estudo – Em maio, a Fiema trouxe ao Maranhão, o engenheiro agrônomo, doutor e pós-doutor em Economia Rural, dos Recursos Naturais e do Meio Ambiente, professor e coordenador do Laboratório do Semiárido (LabSar) da Universidade Federal do Ceará (UFCE), José de Jesus Sousa Lemos, que tem um amplo estudo na área do semiárido.
A pesquisa trabalha com dados do Censo Demográfico do IBGE de 2010 e os PIB dos municípios publicados pelo IBGE em 2009, levando em consideração os indicadores de exclusão de educação, renda, água, saneamento e coleta de lixo. Os resultados do estudo apresentados na FIEMA apontam que pelo menos quinze (15) municípios maranhenses têm índices (comprovados em série histórica) de aridez compatíveis com o que as Nações Unidas classificam como semiárido. (Maranhão Hoje)


sexta-feira, 24 de novembro de 2017 às 19:30

Em solenidade histórica, Câmara de Timon homenageia profissionais da imprensa local

Mais de 50 profissionais de comunicação foram homenageados em Sessão Solene histórica promovida pela Câmara Municipal de Timon, na tarde desta sexta-feira (23). Na ocasião, foram entregues Moções de Votos de Louvor a emissoras de TVs, jornalistas, radialistas, blogueiros, publicitários e assessores de imprensa. A honraria é um reconhecimento aos profissionais que atuam nos meios de comunicação de Timon e prestam relevantes trabalhos à sociedade timonense.

Estiveram presentes os vereadores Uilma Resende (PDT), José Carlos Assunção (PSB), Anderson Pêgo (PRB), Ramon Júnior (PP), Helber Guimarães (PEN), Henrique Júnior (Podemos), Celso Tacoani (PCdoB), Kaká do Frigosá (PSB), Professora Socorro (PMDB), Professora Cláudia Regina (PMB), Antunes Macedo (PSD), Juarez Morais (SD), Coca do Matapasto (SD), Adão da Ceasa (PR) e Ivan do Saborear (PTB).

Durante os discursos, os homenageados parabenizaram e expressaram gratidão à Casa Legislativa pelo reconhecimento e pela iniciativa em realizar, pela primeira vez na história de Timon, uma homenagem a categoria.

Ao se pronunciar, o presidente da Casa, vereador Uilma Resende, cobrou da imprensa mais cuidado com a forma de se divulgar notícias. Afirmando que a imprensa é responsável por ecoar as vozes roucas das ruas, a vereadora professora Socorro destacou ações de sua gestão enquanto prefeita em defesa da comunicação. Dentre as ações citadas pela parlamentar, ela fez referência à criação dos sites da prefeitura, do portal da transparência e do programa Timon Sempre Mais, exibido em parceria com a TV Assembleia do Piauí.

Durante seu discurso, o vereador Anderson Pêgo ressaltou o importante papel exercido pela imprensa na sociedade. Já o vereador Antunes Macedo pontuou sobre a liberdade de imprensa e do compromisso dos comunicadores com a verdade dos fatos. Na ocasião, o parlamentar lamentou a falta de apoio e incentivo por parte do poder público com a comunicação na cidade. Ao se pronunciar, Henrique Júnior agradeceu à imprensa pelo apoio e a forma com que sempre foi tratado pela imprensa em Timon.

Quitanda Chopperia com chopp dobrado no Black Friday


Câmara de Timon promoverá Audiência Pública para discutir a Regulação de Saúde entre Piauí e Maranhão

A vereadora Professora Cláudia Regina (PMB), autora da proposição, convida a população timonense para uma Audiência Pública na próxima terça-feira (28), a partir das 09 horas. A finalidade da Audiência Pública é discutir sobre a Regulação de Saúde entre os estados do Piauí e Maranhão. 

A Audiência Pública vai acontecer no Plenário Deputado José Ribamar Elouf na Câmara Municipal de Timon, que fica localizada na avenida Paulo Ramos no Centro de Timon.